Crenças
A despeito dos ensinamentos milenares dos Jedi, os seguidores do Potentium pregam que não existe o mal inerente ao se observar a Força. Eles alegam que os outros nomearam o lado luminoso da Força como a Força em si, o que é intrinsecamente bom. Este pensamento foi apoiado pelo fato de que Ashla, o antigo nome da Força, veio posteriormente para descrever o lado da luz. O que os outros, portanto, chamam de lado negro seria uma perversão da Força, destorcido por aqueles que a usaram. Adeptos do Potentium dizem que o potencial para as partes luminosas e escuras residem no usuário, não na Força em si. Eles também alegam que os Mestres Jedi se recusam a acreditar na visão do Potentium porque isso significaria que os Jedi não seriam necessários para combater o mal, pois o mal não existiria. E já que não existe nenhum lado negro, não existem ações ou técnicas do lado negro da Força, em efeito uma ação, boa ou má, poderia ser realizada sem risco, desde que a intenção não seja maligna. Alguns Jedi teorizam que o Potentium pode ter se originado como um regime Sith para subverter os ensinamentos Jedi.
Cerca de um século antes da Batalha de Naboo, os seguidores do Potentium foram expulsos da Ordem Jedi, paralelamente foram nomeados pela Ordem Jedi, de Jedi Cinza como "equivocada". Yoda e o resto do Alto Conselho Jedi não os consideram com Jedi Negro, mas disseram que era dever dos Jedi usar a Força para proteger os outros, não estudar seus limites absolutos. O Conselho afirmou que a Força para testar os seus limites levaria para o lado negro.
É digno de nota que alguns seguidores do Potentium ainda tentam evitar o lado negro. Eles, no entanto, veêm o lado negro como algo dentro de si que deve ser evitado, e não algo inerente na Força. Eles argumentaram que se a Força é a energia que flui através de toda a vida, o lado escuro é simplesmente proveniente da corrupção da humanidade. Eles sentiram que, se eles seguissem uma perfeita ética moral, então poderiam ser imunes ao lado negro e, portanto, usar qualquer técnica que eles quisessem. Esta visão é um pouco semelhante à Força Unificadora uma teoria sobre a Força.
Seguidores
O Potentium foi teorizado em 132 ABY. Naquela época, os Potentium foram expulsos dos Jedi, e Leor Hal era seu líder. Antes de sua expulsão, Hal tinha recrutado muitos estudantes da perspectiva Jedi entre as famílias aristocráticas de Coruscant e Alderaan.Sekot, a inteligência do planeta Zonama Sekot, aceitaram o Potentium após sua ascensão, quando ele foi colonizado por alguns seguidores proscritos sob Hal. Os colonos sentiam que Zonama Sekot era uma prova da filosofia Potentium, e Sekot eventualmente passou a chamar a si mesmo de protetor da Força (embora, como alguns ironicamente apontaram, este protetorado foi auto-nomeado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário